5 Mitos e Verdades sobre a Infertilidade

Não consegue engravidar? Descubra algumas causas
18 de setembro de 2017

Quando o assunto é gravidez e infertilidade, mulheres e casais trazem diversas dúvidas e que muitas vezes são mitos que são passados de geração à geração.

Pensando nisso, separamos algumas dúvidas que costumam ser bem frequentes no consultório médico e que você pode ficar por dentro e até mesmo saber mais sobre este assunto. Vamos lá?

 

Quem tem útero invertido pode engravidar?

O útero retrovertido, (mais conhecido como “útero invertido”) é apenas a posição do útero da mulher, sendo que 90% delas tendem a ter uma curvatura para frente e 10% para trás. Não existe nenhuma relação se a posição do útero atrapalha ou não, é uma lenda. Resumindo: independente da posição, não interfere ou impede a mulher de engravidar.

 

Como a idade interfere na fertilidade da mulher

A idade é um fator natural e fisiológico que mais interfere nas chances de engravidar. Uma mulher de 30 anos tem uma chance de 20% de engravidar ao mês, já uma de 40 anos as chances é de 7%.

Os casos de Fertilização In Vitro vale o mesmo conceito, se uma mulher de 30 anos fizer este procedimento, ela terá 36% de chances de engravidar e após os 44 anos, a chance de engravidar com os próprios óvulos é menor que 1% ao mês.

 

Ter endometriose impede a gravidez?

Por muito tempo, a endometriose foi considerada uma grande vilã às mulheres que tentavam engravidar. No entanto, hoje já existem tratamentos específicos hormonais e cirúrgicos para fazer com que elas consigam engravidar com eficiência e segurança. Ou seja, com a evolução da medicina a mulher que tem endometriose pode ter filhos sim, basta fazer os tratamentos de acordo com o seu médico.

 

Durante o tratamento contra a infertilidade, sexo deve ser evitado ou controlado?

Depende. Isso cabe ao médico ressaltar se pode evitar o contato íntimo ou não, afinal, há tratamentos ou procedimentos que podem exigir uma pausa.

Radioterapia e quimioterapia podem gerar infertilidade?

Infelizmente sim, nestes casos em especial, as células reprodutivas sofrem alterações genéticas com o uso das terapias para a cura do câncer. Para evitá-las, é indicado extrair e congelar os gametas.

 

É claro, que existe muito mais mitos e verdades sobre o mundo da fertilidade e reprodução humana, em caso de dúvidas, marcação de consultas e mais informações, você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 4729-4220 ou 4727-7990 ou pelo e-mail: contato@mogiinvitro.com.br. Aguardamos a sua visita!