Qualquer casal pode fazer inseminação artificial?

Quero ser mãe. O desejo de ter um pedacinho seu no mundo
4 de agosto de 2017
Tudo o que você precisa saber sobre infertilidade
4 de setembro de 2017

Com certeza você já se perguntou se todos os casais podem fazer inseminação artificial, não é mesmo? Pois bem, muitas pessoas têm essa mesma dúvida recorrente e a resposta é: talvez, tudo depende dos fatores fisiológicos e da saúde do casal.

Atualmente cerca de 15% a 20% dos casais não conseguem se reproduzir de forma natural. Este é um dado muito importante, pois anda lado a lado com este tema.

Para isso, existem diversos procedimentos como a inseminação artificial para ajudar estes casais que tem o sonho de ter um filho, construir uma família e se sentirem ainda mais completos e felizes. Leia a seguir mais informações que podem te ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

 

Como funciona a inseminação artificial

A Inseminação artificial é uma das diversas técnicas de reprodução assistida, que é dividida em algumas etapas.

A primeira, consiste na aplicação diária do hormônio chamado FSH ou LH durante 9 a 10 dias, a partir do momento em que a mulher se encontra no seu terceiro dia do ciclo menstrual, este hormônio vai fazer com que os folículos (casinha dos óvulos) criem dominância (cresçam), a paciente fará ultrassons seriados para acompanhar esse crescimento.

Quando os folículos atingem de 20 a 22mm é feita a segunda etapa de todo o processo, no qual a mulher faz a última medicação (HCG) 36 horas antes da Inseminação.

O procedimento é realizado em ambiente estéril. O casal chega a clínica com 2 horas de antecedência, o marido faz uma coleta de sêmen, esse material é processado, preparado por um profissional especializado (embriologista) que passa o material para o médico para que seja Inseminado (depositado) por um cateter fino dentro do útero da mulher.

A inseminação artificial é considerada um procedimento indolor e muito parecido com o exame Papanicolau. Após 30 minutos a mulher já está liberada e volta para suas atividades com algumas restrições que varia de mulher para mulher e somente o médico pode passar os cuidados.

Vale lembrar que este é um procedimento que pode ajudar a você vencer a infertilidade, mas não há garantia de 100% de sucesso.

Quem pode fazer inseminação artificial?

Antes de tudo, a inseminação artificial é um procedimento no qual deve-se estar 100% ciente em que este é o seu sonho, desejo e objetivo de vida, afinal, estamos lidando com uma vida, um pedaço seu no mundo e isso requer responsabilidades.

Além disso, é necessário passar com o médico responsável e especialista em infertilidade, fazer todo o levantamento com exames e outras ações para assim, caso houver necessidade de trabalhar com a inseminação artificial, estar atestado e se estiver em consenso com o casal, dar início ao procedimento.

Aconselhamos sempre consultar um médico ou especialista. Em caso de dúvidas, marcação de consultas e mais informações, você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 4729-4220 ou 4727-7990 ou pelo e-mail: contato@mogiinvitro.com.br